Did you know that September 24th is the international day for Familial Hypercholesterolemia?

September 24th is World Hereditary Cholesterol or Familial Hypercholesterolemia (FH) day and the Portuguese Association for Family Hypercholesterolemia (PAFH) shared the message below with us (in Portuguese).

Help the PAFH to identify the carriers of this disease and prevent it by responding to anonymous and voluntary survey on the PAFH website.

PAFH message:

24 de Setembro

Dia Mundial do Colesterol Heredita?rio ou Hipercolesterole?mia Familiar (FH)

Sabe os seus ni?veis de colesterol e LDL-C (mau colesterol) e os da sua fami?lia? Sabe se o seu colesterol e? heredita?rio?

O colesterol heredita?rio ou Hipercolesterole?mia familiar (FH) e? uma doenc?a que se transmite de pais para 50 % dos filhos, em que os valores de colesterol e LDL-C (o mau colesterol) esta?o muito elevados desde a infa?ncia, depositando-se nas arte?rias e tendo?es e contribuindo para o processo da aterosclerose nos jovens.

E? uma das causas mais comuns de doenc?a cardio-cerebro-vascular prematura (DCCVP), manifestando-se atrave?s de angina, enfarte do mioca?rdio (EAM), doenc?a arterial perife?rica (DAP), acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas e/ou morte su?bita nos jovens adultos.

Esta doenc?a pode ser prevenida se forem identificados os indivi?duos em risco na infa?ncia e na vida adulta (prevenc?a?o prima?ria) com a modificac?a?o de estilos de vida, terape?utica diete?tica e/ou farmacolo?gica, tornando-se possi?vel a prevenc?a?o de novos eventos (prevenc?a?o secunda?ria) com terape?utica personalizada e vigila?ncia multidisciplinar optimizada.

Os crite?rios para ser portador desta doenc?a sa?o:
. LDL-C >190 mg/dL nos adultos
. LDL-C >160 mg/dL em idade pedia?trica entre os 12 meses e 17 anos (A)
. Histo?ria pessoal de DCCVP: EAM, AVC, DAP antes dos 55 A nos ? e antes dos 60 A nas ?
. Histo?ria familiar de DCCVP: EAM, AVC, DAP, morte su?bita antes dos 55 A nos?e antes dos 60 A nas?.

Se tem um ou mais crite?rios de colesterol heredita?rio ou FH recomenda-se que solicite uma consulta especializada para Si e/ou para a Sua Fami?lia.

Contribua para a prevenc?a?o das doenc?as cardio-cerebrovasculares prematuras da Sua Familia e amigos.

Se tiver duvidas, ou precisar de informac?a?o e ajuda consulte o site da: Sociedade Portuguesa de Aterosclerose: http: //spaterosclerose.org Associac?a?o FH Portugal: http://fhportugal.pt

Ajude-nos a identificar os portadores desta doenc?a e prevenir a DCCVP respondendo ao questiona?rio ano?nimo e volunta?rio no site da Associac?a?o FH Portugal: http://fhportugal.pt

SPA FH


HeartGenetics provides genetic testing for Familial Hypercholesterolemia (LipoGene™) Product Sheet