Carlos Moedas, the EU’ Commissioner for Research, Science and Innovation is visiting HeartGenetics

The European Commissioner, Carlos Moedas, is visiting Coimbra and Cantanhede on November 5th and 6th, 2015.

In the agenda, dedicated to the research, science and innovation, the commissioner will visit HeartGenetics laboratories among other companies and institutes with “with high levels of investment in innovation.”

Carlos Moedas is responsible for Horizon 2020, the EU program for research, science and innovation, launched on January 1st , 2014. Over the course of seven years, 80 billion euros will be invested in research and innovation projects to support the economic competitiveness of Europe and pushing back the frontiers of human knowledge.

 

Please read the official press release (in Portuguese)

Roteiro da Ciência leva Comissário Carlos Moedas a Coimbra e Cantanhede

 O Comissário Europeu Carlos Moedas visita Coimbra e Cantanhede a 5 e 6 de novembro. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário inaugura a aceleradora de empresas TecBIS do Instituto Pedro Nunes e um edifício do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons). Visita a Universidade de Coimbra, centros de investigação e empresas.

A Europa investe no sucesso de Portugal e o Roteiro da Ciência materializa esse empenho com a visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas a várias cidades, permitindo-lhe conhecer em detalhe a excelência da ciência e da inovação que se produz em Portugal.

O Roteiro da Ciência acontece no período em que se comemoram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE) e a etapa em Coimbra do Roteiro acontece na semana em que se celebra o primeiro ano da “Comissão Juncker”.

Coimbra é a primeira cidade portuguesa a receber o Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permitirá explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência, e Inovação, nomeadamente os instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

Aproveitando a oportunidade das comemorações dos 725 anos da Universidade, Carlos Moedas pretende conhecer em detalhe a excelência da ciência e da inovação que se produz em Coimbra e em Cantanhede:

“É com grande satisfação que dou início ao Roteiro da Ciência em Coimbra e Cantanhede; quero, acima de tudo, trazer a Europa até à Região Centro e mostrar que investimos no sucesso de Portugal. As celebrações dos 725 anos da Universidade de Coimbra são uma ótima oportunidade para esta visita. Coimbra é um ecossistema de sucesso que aproveita o melhor dos mundos académico e empresarial. Coimbra e Cantanhede estão, com muito mérito, pela excelência das suas empresas e investigadores, no mapa europeu da ciência; é essa excelência que eu quero conhecer melhor”, disse Carlos Moedas a respeito desta visita.

João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, disse: “A visita do Eng. Carlos Moedas é um momento importante para a Universidade de Coimbra, quer porque vem inaugurar duas importantes estruturas da UC de ligação ao tecido económico (a aceleradora de empresas do Instituto Pedro Nunes e a segunda fase do ITeCons –  Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção), quer porque permite realçar a nossa grande presença nos programas europeus de investigação e inovação, onde queremos ser cada mais ativos.”

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), disse: «A visita do Comissário Carlos Moedas é uma excelente oportunidade para a Região Centro mostrar o que de melhor tem feito no domínio da Ciência e Tecnologia, apresentando bons exemplos da aplicação de fundos europeus, quer no contexto empresarial quer nas infraestruturas científicas e tecnológicas. No quadro comunitário que termina foi aprovado um conjunto significativo de projetos no domínio da ciência e da tecnologia, envolvendo um investimento dos fundos europeus de cerca de 200 milhões de euros, que em muito contribuíram para que a Região Centro tenha hoje um sistema regional de inovação cada vez mais dinâmico e empreendedor».

Carlos Moedas é o responsável pelo Horizonte 2020, o programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação, lançado em 1 de janeiro de 2014. Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano.

Durante esta etapa do Roteiro da Ciência, o Comissário Carlos Moedas terá contactos próximos com a Universidade, laboratórios, centros de investigação, start-ups, PMEs e multinacionais com elevados índices de investimento em inovação.

 

Carlos Moedas visit on the news:

1. Biocant é “ecossistema para a Inovação e Ciência”, Diário de Coimbra.

 

Cantanhede, 5-11-15

 

 

 

Read more HeartGenetics archived news here